Tradução - Como é feita

O teleduc tem um sistema de tradução bastante simples e eficiente,basicamente todo texto utilizado no ambiente é cadastrado no banco de dados com sua respectiva ferramenta.
Atualmente o teleduc possui 4 diferentes línguas com seus respectivos códigos: Português(1), Inglês(2), Espanhol(3) e Português PT. Abaixo será apresentado um exemplo simples de como criar um texto de uma ferramenta especifica, em seguida iremos acessar esse texto utilizando as funções definidas em /bibliotecas/linguas.inc.

1. Cadastrando uma ferramenta na tabela Ferramentas

Todo texto no teleduc pertence a uma ferramenta, vejamos então como criamos uma ferramenta:

1.1 Em seu banco de dados principal localize a tabela Ferramentas.

1.2 Localize o ultimo código de ferramenta cadastrado através do campo cod_ferramentas,o subsequente a este será o código de sua nova ferramenta.

2. Cadastrando um nome e uma descrição para a nova ferramenta

Com a ferramenta criada precisamos de um nome para ela e uma descrição utilizaremos a tabela lingua_textos.

2.1 Em seu banco de dados principal localize a tabela lingua_textos.

2.2 Como ainda não temos nenhum texto para a ferramenta criada podemos escolher o código 1 para cod_texto. Em cod_lingua teremos que escolher o código da lingua que queremos cadastrar o texto em questão, em português por exemplo o código é 1. Em cod_ferramenta devemos colocar o código adquirido conforme item 1.2. Agora é so digitar um nome para a ferramenta no campo texto.

2.3 Agora precisamos de uma descrição para a ferramenta, basta seguir o mesmo principio do item 2.2, mais cuidado agora ja temos um texto para a nova ferramenta, devemos então escolher o cod_texto subsequente e assim deve ser feito para cada texto que cadastrarmos para a nova ferramenta.

2.4 Agora estamos prontos para criar qualquer tipo de texto para esta ferramenta, basta verificar qual o ultimo cod_texto e utilizar o subsequente, colocar o cod_lingua que o texto irá ser escrito, o cod_ferramenta e o texto.

Observações:
  • Existem ferramentas que já estão criadas e portanto podem receber textos.
  • Para inserir caracteres especiais, procure usar as HTML entities, uma vez que elas independem da codificação usada no arquivo, que se estiver errado pode gerar problemas na visualização do texto.

3. Usando o texto em uma ferramenta no teleduc

Explicaremos abaixo como utilizar o arquivo lingua.inc responsável pela definição das funções de texto. Em seguida mostraremos o funcionamento destas funções em um exemplo pratico.
Para as instruções abaixo considere que temos no banco de dados os seguintes dados:

tabela ferramenta:

cod_Ferramenta= 31; cod_texto_nome= 1; cod_texto_descricao= 2 diretorio= /teleduc4/novaferramenta

tabela Lingua_textos

cod_texto=1 ; cod_lingua=1 ; cod_ferramenta=31; texto= Nova ferramenta
cod_texto=2 ; cod_lingua=1; cod_ferramneta=31; texto= Descrição nova ferramenta

3.1 No topo de uma página padrão do teleduc temos entre outras coisas um include:

<?
$bibliotecas="../bibliotecas/";
include($bibliotecas."geral.inc");
?> 

Este include torna disponivel na página todas as funções instanciadas no arquivo geral.inc, ou seja, o arquivo geral.inc é um arquivo com vários includes e um deles é o linguas.inc, arquivo de definição das funções de linguagem.

3.2 Ainda no topo da página devemos colocar na variável $cod_ferramenta o código da nossa ferramenta.


$cod_ferramenta = 31;  

3.3 Usaremos apartir de agora as funções disponíveis em linguas.inc, o teleduc "sobe" para a memória principal todos os textos de uma ferramenta que pertencem a uma mesma língua. Uma variável php é responsável por receber esta lista de textos. Esta parte ja esta pronta, basta adicionar topo_tela.php ao seu include anterior.

include("../topo_tela.php");  

Em topo_tela.php é criado um vetor de palavras chamado $lista_frases, que contem todas as palavras da ferramenta(no exemplo 31) de uma determinada língua:

Em topo_tela.php:

<?
$lista_frases=RetornaListaDeFrases($sock,$cod_ferramenta);
?>

3.4 Com o vetor de textos $lista_frases podemos colocar um texto cadastrado no banco usando a função RetornaFraseDaLista($lista_frases,codigo do texto no banco), para exemplificar colocaremos o nome da nossa ferramenta no topo da página do teleduc:

<?
echo(RetornaFraseDaLista($lista_frases,1));
<?

Como o nome ja é bem sugestivo essa função que também esta definida em linguas.inc, retorna o texto de cod_texto=1 da ferramenta 31, como resultado aparecerá na tela o texto Nova Ferramenta